sexta-feira, 21 de maio de 2010

Saiba dizer NÃO!

Recebi esse texto, e eu um dia passei inúmeras vezes por situações aflitas e ruins por não saber negar as coisas para as pessoas, e nem sempre dizer sim é ser bonzinho, é ser correto, pelo contrário, pulamos o principal mandamento do amor verdadeiro.

Muitas pessoas que vivem com problemas de falta tempo, tem a tendência a dizer muitos "sim" aos outros e acabam acumulando um excesso de tarefas no seu dia. Sei que aprender a dizer "não" é algo difícil para muitas pessoas, mas pode ajudar muito na administração do seu tempo. Veja algumas dicas para começar a dizer não:

1] Quando você deve dizer não?

- Quando está no meio de muitos projetos
- Não está confortável com a tarefa
- Não é a pessoa qualificada para a tarefa
- Precisa de mais tempo para você

2] Seu tempo é limitado

Você tem apenas 24 horas por dia e em média 10 horas de trabalho. Quanto mais "sim" você disser menos horas terá em seu dia e mais coisas importantes terá deixado de lado. Não está na hora de pensar em você e deixar o circunstancial de lado? Você não pode querer fazer tudo sempre.

3] Não se sinta culpado

Você não precisa se sentir culpado por não poder fazer algo. Você não é super homem. Dizer não é algo totalmente compreensível, é respeito a seu próprio tempo e você não precisar se sentir mal por pensar em você.

4] Utilize argumentos verdadeiros

Nada melhor que uma boa verdade para justificar sua recusa. Você também é cheio de projetos, tarefas, urgências. Mostre sua lista de prioridades, suas reuniões, seu foco, enfim você também é ocupado e é justo mostrar isso.

5] NÃO definitivo

Pior que o a falta do NÃO é o TALVEZ. Você não diz NÃO mas também não diz SIM e fica lá pensando como fugir daquela situação. As vezes perdemos mais tampo para pensar em uma desculpa do que dizer NÃO de uma vez.

6] NÃO É NÃO

Quando disser não é definitivo. Não volte atrás. Isso cria o hábito e o respeito as suas decisões. Se você balançar e voltar atrás, sempre haverá essa tentativa por parte das outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário